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Publicado 22/06/2021

5 passos de como gerar leads para vendas

Você está se perguntando como gerar leads em vendas? Bom, existem mais opções a serem consideradas do que você imagina. No entanto, tudo que você precisa são as ferramentas certas e uma estratégia bem definida.

Enquanto você executa o planejamento, existem algumas estratégias que você pode usar para atrair e envolver o interesse do seu público nos produtos ou serviços que está vendendo.

Vamos falar sobre a importância da geração de leads para o sucesso da empresa por meio deste artigo.

Com o foco e o esforços certos, seus leads serão transformados em clientes antes que você perceba.

Por que gerar leads é tão importante?

Vamos definir rapidamente o básico antes de dar o próximo passo. Lead é o termo usado para designar pessoas que expressam interesse em sua marca, mas ainda não estão prontas para comprar nada.

É aqui que começa a geração de leads . É o processo de atrair e envolver esses clientes em potencial.

Pensando nisso, por que é fundamental gerar leads em vendas? Porque é a oportunidade de influenciar esses clientes potenciais no início do processo.

Depois de coletar dados sobre esses leads, você poderá qualificá-los e aumentar as chances de conversão.

Quando você tem um funil de geração de leads bem estruturado, também pode obter:

  • conhecimento da marca e uma forte reputação
  • mais vendas, o que significa uma vantagem competitiva
  • melhor retorno sobre o investimento (ROI)
  • leads qualificados (clientes que você deseja)
  • coleta de dados sobre as preferências de seus potenciais clientes
  • uma estratégia de marketing mais econ

Afinal, podemos dizer que a saúde financeira de uma empresa depende de um bom fluxo de oportunidades de vendas.

Por meio do processo de geração de leads, você pode construir relacionamentos, autoridade e confiança. Isso facilita para um cliente comprar seus produtos ou serviços.

Para as empresas, é uma forma de aumentar as taxas de conversão, ao mesmo tempo em que potencializa resultados lucrativos.

Além disso, existe o marketing de conteúdo como ingrediente vital de qualquer estratégia online para capturar mais leads. Isso se alinha com o processo de geração de leads.

Além disso, os profissionais de marketing de hoje também podem contar com a agregação de valor por meio de conteúdo.

Então, como você gera leads para vendas?

Agora que definimos os conceitos e benefícios dessa estratégia de marketing, é hora de colocar em prática. A questão é: como você gera leads para vendas? Nada pode mostrar isso melhor do que o passo a passo abaixo.

Etapa 1: comece a planejar tudo

Toda boa estratégia começa com uma ideia clara do que você deseja alcançar por meio da geração de leads. Quer a meta seja obter mais vendas ou estimular seus clientes em potencial por meio do inbound marketing, defina sua meta antes de começar. 

Todos os negócios (pelo menos os bons) possuem um planejamento estratégico com objetivos claros. É a primeira etapa, aquela que orienta as ações e métricas para completá-las.

Etapa 2: Identifique seu público

Quando o planejamento estiver pronto, você pode pular para a próxima etapa. Esta é uma das etapas mais importantes, pois aqui você identificará o seu público-alvo. O sucesso só será alcançado quando sua equipe de marketing conhecer muito bem sua buyer persona.

Você não pode vender nada se não conhecer muito bem o seu público.

Portanto, pesquise o quanto for necessário para encontrar seus clientes ideais: quem eles são, o que fazem ou onde vivem. Não há necessidade de pressa! Quanto mais informações, melhor, você será capaz de criar uma estratégia de conteúdo eficaz para atrair a atenção deles.

Etapa 3: tenha um plano promocional para gerar leads

Vamos criar um plano promocional para impulsionar seus produtos e serviços. Primeiramente, use seu planejamento de marketing para identificar os métodos mais eficazes (como SEO, publicidade paga ou estratégias omnichannel) e canais para sua empresa.

Quais plataformas de mídia social são importantes para você engajar seus leads? Existem eventos do setor a serem considerados? Em suma, aproveite para preparar a estratégia de conteúdo (calendário editorial, temas, palavras-chave) para o blog.

Não se esqueça de levar em consideração todas as etapas do funil de vendas.

Etapa 4: estude o funil de vendas

O processo de geração de leads pode ajudá-lo a planejar como explorar o funil em seu potencial máximo e transformar esse recurso em uma máquina de vendas automatizada, criar uma estratégia de conteúdo consistente, utilizando também todas as pesquisas que você já fez sobre o seu público-alvo.

O funil de vendas é formado por três etapas principais: 

1. topo do funil (TOFU): esta é a fase de conscientização, em que usamos o conteúdo mais geral para o público mais amplo (blogs, mídia social e white papers)

2. meio do funil (MOFU): esta é a fase de consideração, então sua buyer persona deve ser atraída por webinars, e-books, pesquisas e mais conteúdo educacional

3. parte inferior do funil (BOFU): esta é a fase de decisão, onde você pode dar um passo adiante e mostrar estudos de caso, testes ou consulta a um lead pronto para comprar.

Etapa 5: use ferramentas automatizadas

Automação é palavra-chave hoje em dia. Usada principalmente para simplificar tarefas de gerenciamento, uma ferramenta automatizada também tem um papel importante quando pensamos na criação de conteúdo.

Você sabia que sua equipe de marketing pode usá-lo para facilitar a geração de conteúdo?

Enquanto isso, você poderá liberar mais tempo para se concentrar na criação de conteúdo de alta qualidade que envolva de forma mais eficaz os leads.

Ou seja, por meio da automação, o negócio ganha eficiência na criação de conteúdo, reduz erros manuais, melhora o fluxo de trabalho e a experiência do cliente.

Como uma estratégia de conteúdo pode ajudar sua empresa a gerar leads?

Sempre que você pensar em como gerar leads em vendas, lembre-se da importância de uma ótima estratégia de conteúdo. Os formatos tradicionais, como postagens em blogs ou mídias sociais, ainda são eficazes, mas não são mais suficientes.

Seus clientes estão procurando uma experiência e sua equipe de marketing pode oferecê-la por meio de uma participação ativa.

Quando seu público interage, respondendo a um questionário ou baixando um e-book, é mais provável que eles comprem de você. Portanto, como profissionais de marketing de conteúdo, nosso objetivo é capturar e converter esses clientes, certo?

Então, para fazer isso, precisamos alavancar nossas estratégias e dar um passo adiante, não sabe por onde começar?

Portanto, se você está procurando maneiras de gerar leads em vendas e não sabe como, que tal falar com um de nossos Especialistas em Marketing de Conteúdo através de uma sessão de mentoria gratuita?

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