fbpx

Publicado 27/01/2024

Nas organizações, como transformar pessoas comuns em extraordinárias?

No dia a dia, como transformar pessoas comuns em extraordinárias, colaboradores comuns em extraordinários? Tem que ter muita inspiração, dedicação e transpiração nisso! As organizações só têm a ganhar!

No mundo em que vivemos hoje, em que a complexidade é fortemente crescente, as organizações necessitam cada vez mais de lideranças que consigam guiá-las nas direções corretas. Nesta situação, os líderes devem apresentar competências e habilidades robustas, tanto técnicas como comportamentais e de gestão, para conseguir entregar resultados cada vez mais difíceis de serem alcançados.

Mas há uma característica adicional que reveste a missão das lideranças de uma aura ainda mais fascinante. “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”, já dizia Abraham Lincoln.

Assim, é um grande compromisso trabalhar para um mundo melhor transformando pessoas comuns em seres humanos extraordinários e empresas ou outras entidades em organizações mais sustentáveis e humanas.

Transformar pessoas normais em extraordinárias, ou colaboradores normais em extraordinários, é um desafio que as organizações enfrentam todos os dias. No entanto, é um desafio que pode ser superado com o investimento e a atenção adequados em desenvolvimento de pessoas.

Por que pessoas extraordinárias (e, por conseguinte, profissionais extraordinários) são tão importantes?

Porque pessoas extraordinárias, entre outras singularidades:

Se doam intensamente e se permitem receber continuamente. Se considerarmos que a vida é um fluxo constante de trocas, a capacidade dessas pessoas de se dar e em receber de volta determinam a intensidade deste fluxo em sua vida. Há um poder multiplicador no ato de se dar e de se permitir receber.

Transformam o mundo em que vivem. Há pessoas que causam transformações positivas por onde passam! Isso é ser alguém extraordinário. Pessoas assim conseguem impactar positivamente todo o contexto de vida à sua volta.

Têm metas e objetivos de vida bem definidos. Se não tivermos metas e objetivos bem estabelecidos, como uma bússola, ficamos à mercê da vida. As metas nos ajudam a definir onde estamos e onde queremos chegar e isso não nos deixa perder o foco. Pessoas extraordinárias sabem exatamente aonde querem chegar.

Alimentam seus sonhos todos os dias. São os nossos sonhos que nos mantêm vivos! Quando se perde a capacidade de sonhar, se perde também a capacidade de viver. Se queremos ser pessoas extraordinárias, então precisamos aprender a sonhar.

Desenvolvem uma visão holística de mundo. As partes não podem ser compreendidas separadamente do todo – e o todo é mais do que a simples soma das partes. O que importa de fato é a relação entre as partes para se formar o todo. Pessoas comuns veem apenas parte do todo, enquanto pessoas extraordinárias veem o todo das partes, e isso faz toda a diferença!

Sabem lidar com o fracasso. O fracasso não é um fato em si mesmo, mas apenas uma forma de interpretação que se dá ao fato. As pessoas extraordinárias não interpretam o fracasso como derrota, mas como oportunidade de aprendizado. Isso muda significativamente todo o comportamento em relação ao fato.

Conseguem transformar obstáculos em oportunidades. Cada acontecimento pode se tornar um obstáculo ou uma oportunidade, dependendo do modo que olhamos para ele. As pessoas extraordinárias são capazes de transformar fatos aparentemente negativos em oportunidades únicas para a realização de seus propósitos mais elevados.

Desenvolvem o otimismo em qualquer situação. Ninguém se torna numa pessoa extraordinária por ter “pensamentos otimistas”, mas por ter “comportamentos otimistas”. Esse tipo de pessoa está o tempo todo assumindo posturas sempre otimistas frente aos desafios e às dificuldades.

Colocam o SER antes do TER. O TER sem SER é como uma casa sem alicerce. Podemos ter muito dinheiro, muitas posses, muitos amigos, muito tudo, mas se o SER (aquilo que de fato somos na essência) não for o fundamento de tudo o que se TEM, então o tudo pode desmoronar a qualquer momento. O que sustenta o TER é o SER.

Sabem ressignificar situações adversas. Nem sempre as coisas acontecem da forma como esperávamos. Quando isso acontece, as pessoas extraordinárias têm a capacidade de trazer um novo significado à adversidade ou a uma situação indesejável. Ao invés de se lamentar, murmurar, se deprimir ou desenvolver qualquer outro comportamento negativo em relação ao fato em si, elas buscam pela intenção positiva por trás do acontecimento. Esse comportamento gera novas possibilidades e oportunidades, mesmo em situações aparentemente contrárias ao que se pretendia.

Têm a gentileza como cartão de visita. Gentileza é um comportamento relacionado à delicadeza, ao respeito e à educação no trato com as pessoas, conhecidas ou não. Está relacionada ainda à capacidade que alguém tem de perceber e atender à necessidade do outro de forma simpática e elegante.

Vivem cada momento como se fosse único. Para essas pessoas, cada momento é único, portanto precisa ser vivido intensamente. Há um senso comum em entender que nenhum momento é como o outro, o que faz com que elas aproveitem cada oportunidade que a vida lhes oferece.

Jamais desistem de seus objetivos. Mais importante do que definir bem suas metas e objetivos de vida é ser capaz de persegui-las incansavelmente. Elas jamais abrem mão de seus sonhos. A persistência, aliada à resiliência, são características que cultivam.

São, acima de tudo, pessoas proativas. Elas têm a proatividade como uma grande aliada. São capazes de administrar antecipadamente uma situação ou um problema, antes mesmo que ocorra. São capazes, também, de fazer mudanças ou antever necessidades futuras, modificando antecipadamente uma ocorrência de forma hábil e competente.

Como transformar pessoas comuns em extraordinárias (ou profissionais comuns em extraordinários)?

Foque no desenvolvimento das competências comportamentais. As competências comportamentais são aquelas relacionadas à forma como as pessoas se relacionam com as outras. Essas competências são as que mais impactam o desempenho de uma pessoa no trabalho. Por isso, é importante focar no desenvolvimento dessas competências.

Algumas competências comportamentais importantes para o sucesso no trabalho incluem:
– Comunicação clara e eficaz
– Motivação
– Inspiração
– Resolução de conflitos
– Resiliência
– Trabalho em equipe
– Liderança

Ofereça oportunidades para as pessoas praticarem suas habilidades. A melhor forma de aprender é praticando. Por isso, ofereça oportunidades para as pessoas praticarem suas habilidades comportamentais em situações reais. Isso pode ser feito por meio de projetos, desafios, feedbacks, coaching e mentoring.

Saia da zona de conforto. Se alguém já enfrentou muitos desafios e obstáculos para chegar a um determinado ponto de sua carreira, deve-se questionar se esse ponto representa a sua zona de conforto. Pode ser o momento de mudar e buscar novas oportunidades para potencializar o crescimento.

Desenvolva a inteligência emocional. Obstáculos, problemas e desafios são comuns no ambiente de trabalho. Além disso, é preciso conviver com outras pessoas e lidar com imprevistos, independentemente da sua área de atuação. Aí entra a inteligência emocional, como uma capacidade de controlar as emoções e ter empatia com as pessoas ao redor, para utilizar os sentimentos como aliados das boas relações e de resultados extraordinários.

Busque sempre por novos conhecimentos. A busca por novos conhecimentos é essencial para que possamos nos manter atualizados e estejamos, a todo momento, desenvolvendo nossas competências, de forma a nos destacarmos como profissionais. Assim, é fundamental, continuamente, buscar capacitações, treinamentos e programas de desenvolvimento, tanto profissionais como pessoais. Também é importante investir em leitura de livros, artigos e outros materiais que possam agregar conhecimento, além de podcasts e outras plataformas culturais.

Trabalhe para criar um ambiente de apoio e feedback. As pessoas precisam sentir que são apoiadas e que seu trabalho está sendo valorizado. Por isso, atue para ajudar a criar um ambiente em que as pessoas possam receber feedbacks construtivos constantes sobre seu desempenho.

Defina metas e expectativas claras. As pessoas precisam saber o que é esperado delas. Por isso, defina metas e expectativas claras para as pessoas. Isso as ajudará a se concentrarem em seu desenvolvimento e a alcançar seu potencial.

Motive as pessoas. As pessoas precisam estar motivadas para se desenvolver. Por isso, motive as pessoas a se desenvolverem, destacando os benefícios do desenvolvimento para elas e para a organização.

Reconheça e recompense as pessoas. Reconhecer e recompensar as pessoas pelo seu desenvolvimento ou por suas entregas é uma forma de motivá-las a continuar se desenvolvendo e a continuar apresentando resultados consistentes. As recompensas podem ser financeiras, não financeiras ou uma combinação das duas.

Quando contribuímos para o desenvolvimento de pessoas extraordinárias e/ou de colaboradores extraordinários, estamos apoiando o sucesso e a perpetuidade do negócio. Cada pessoa é diferente e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Por isso, é importante ser paciente, assertivo, colaborativo e oferecer o suporte necessário para que as pessoas alcancem seu potencial.

nosso blog

Últimas postagens do blog

Ferramentas e estratégias que as equipes modernas precisam para ajudar suas empresas a crescer.

como-desenvolver-equipes-de-alta-performance
Como desenvolver equipes de alta performance
Contar com times de alto desempenho é condição vital para que qualquer organização consiga alcançar seus...
nas-organizacoes-como-transformar-pessoas-comuns-em-extraordinarias
Nas organizações, como transformar pessoas comuns em extraordinárias?
No dia a dia, como transformar pessoas comuns em extraordinárias, colaboradores comuns em extraordinários?...
christina-wocintechchat-com-rg1y72eKw6o-unsplash
Desenvolver e apoiar as lideranças: diretriz estratégica nas organizações!
O desenvolvimento e o apoio às lideranças são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Líderes...