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Publicado 10/10/2023

10 passos para executar sua estratégia empresarial

A execução da estratégia empresarial é um dos maiores desafios para os gestores. Descubra como implementá-la de maneira eficaz na sua empresa.

A recente pesquisa do Conference Board revelou que os gestores estão tão preocupados com a execução da estratégia empresarial, que a classificaram como a questão número um e também a número dois, dentre as mais desafiadoras.

Para qualquer um que tenha tentado executá-la, essa descoberta não deve ser surpresa: estima-se que mais de 60% das estratégias não são implementadas com sucesso. Pensando nisso, preparamos esse artigo com insights e sugestões de algumas ferramentas para preencher essa lacuna entre o desenvolvimento racional da estratégia e a sua execução na vida real. Boa leitura!

A execução da estratégia empresarial como um processo

Um dos livros referência em execução da estratégia empresarial é o ‘Execução: A disciplina para atingir resultados’, de Larry Bossidy e Ram Charan. Bossidy, um CEO aposentado, e Charan, renomado consultor administrativo, defendem a execução como uma disciplina ou a “maneira sistemática de expor a realidade e agir sobre ela”. Explicam ainda que, “o coração da execução está em três processos centrais”:

  1. Pessoas
  2. Estratégias
  3. Operações


Em subatividades detalhadas, eles explicam como as organizações executaram, com sucesso, a estratégia com a aplicação do sistema de gerenciamento proposta por eles.

O passo a passo da execução da estratégia empresarial

Muitas empresas se deparam com este dilema: a visão do processo não contém detalhes suficientes para ajudar as equipes a construir os três processos descritos acima. Por outro lado, a visão de sistemas contém tantas sub-etapas que pode ser avassaladora para as equipes e gestores dentro da sua empresa.

Como encontrar uma melhor solução? Embora não exista uma resposta fácil, a melhor das duas abordagens pode ser sintetizada nos 10 passos descritos abaixo, que fornecem tanto a direção quanto os detalhes necessários para capturar a maior parte do sucesso da execução da estratégia empresarial.

Passo 1: visualize a estratégia

Um dos maiores desafios em toda estratégia é entender o seu significado. Uma maneira eficaz de melhorar esse entendimento é visualizá-la em uma ilustração que mostre os seus  elementos importantes e como se relacionam entre si. Estruturas como o Strategy Map de Kaplan e Norton ajudam nesse aspecto.

Passo 2: meça a estratégia

Elementos-chaves da estratégia visualizada devem receber uma medida de desempenho estratégico facilmente compreensível. O conjunto completo de medidas pode ser organizado em um painel ou em alguma outra estrutura, onde o leitor possa determinar que o progresso está sendo feito para a sua conclusão.

Passo 3: informe o progresso

Da mesma forma que um orçamento é revisado mensalmente para garantir que os compromissos financeiros sejam mantidos, a estratégia deve ser revisada regularmente, mas com o objetivo de checar se ela está produzindo resultados versus o controle do desempenho.

Passo 4: tome decisões

A execução da estratégia é como navegar em um barco em direção a um destino planejado. Um curso definido e um conjunto completo de cartas de navegação nunca eliminarão a necessidade de permanecer vigilante, avaliar o ambiente e fazer correções à medida que as condições mudam. Como parte do processo regular, os líderes devem tomar decisões estratégicas contínuas para manter a atual em andamento.

Passo 5: identifique os projetos de estratégia

As organizações podem ter dezenas, até mesmo centenas, de projetos em andamento, mas raramente têm uma compreensão firme do tipo e da abrangência destes. O primeiro passo para melhorar a execução da estratégia é capturar e organizar todos os projetos — em especial os de estratégia — que estão em andamento em toda a organização.

Passo 6: alinhar os projetos de estratégia

Depois que os projetos são elencados, eles devem ser alinhados às estratégias ou metas da organização. Essa etapa envolve a comparação de cada um deles, proposto ou em andamento, com as metas estratégicas para determinar se existe alinhamento. Apenas aqueles que afetam diretamente a estratégia devem ter recursos e continuar.

Passo 7: gerenciar projetos

As organizações devem desenvolver uma capacidade de gerenciamento de projetos se quiserem executar a estratégia de maneira eficaz ou trazer um recurso de fora para ajudar neste ponto. Em algumas configurações, os projetos recebem muito pouco gerenciamento. Em outras, persistem bem além da conclusão programada. O conjunto completo de projetos, em qualquer organização, deve ser coordenado e controlado por uma equipe central ou por um gerente, com a responsabilidade de monitorar o seu progresso e desempenho.

Passo 8: comunicar a estratégia

É difícil executar uma estratégia quando não é bem compreendida ou o desempenho em relação a ela não é comunicado. Os líderes devem comunicá-la à força de trabalho de uma forma que os ajude a entender não apenas o que precisa ser feito, mas também o por quê.

Passo 9: alinhar papéis individuais

Os funcionários querem saber que estão contribuindo de maneira significativa para o sucesso da organização. Cabe aos líderes seniores garantir que eles, em todos os níveis, possam articular e avaliar seus papéis pessoais para atingir metas estratégicas específicas. Esse talvez seja um dos aspectos mais críticos do processo de execução.

Passo 10: desempenho da recompensa

Na execução da estratégia, como em qualquer outra área de gerenciamento, o que é medido é feito, mas o que é medido e recompensado é feito mais rápido. Depois de explicar a estratégia e alinhar a força de trabalho, institua os incentivos que impulsionam comportamentos compatíveis com ela.

Embora a abordagem dos 10 passos não garanta o sucesso da execução da estratégia, ela aumentará muito as chances de dar certo, podendo até empurrar este tópico lá para baixo nas preocupações do líder empresarial, garantindo equipes de alta performance trabalhando em projetos bem definidos e alinhados.

Contratar uma consultoria pode ajudar a sua empresa a ganhar velocidade na implementação da estratégia empresarial dar passos mais assertivos, além de garantir que cada etapa acima esteja sendo realizada como deve.  

Para te ajudar a entender melhor os benefícios de trazer um profissional sob demanda com mais experiência para este tipo de atividade, criamos o guia: ‘Por que contratar uma consultoria empresarial?’. Baixe agora mesmo o seu para entender se este é o momento de contratar uma consultoria para ajudar na estratégia empresarial.

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