Você sabia que empresas que investem em consultoria aceleram o seu crescimento? Descubra como escolher o consultor ideal para o seu negócio.
Gestores de pequenas e grandes empresas passam por desafios constantes e estão sempre em busca dos melhores resultados. Ainda que esteja tudo indo bem, conseguem perceber pontos do negócio onde pode haver melhoras. Buscar a ajuda de um consultor especialista é escolher ganhar agilidade na resolução de problemas, desenvolver a cultura de gestão e garantir o foco.
Além destes, existem muitos outros benefícios de uma consultoria, como ter uma nova visão do negócio, ajudar na tomada de decisão, na reestruturação de equipes, aumentarem os índices de crescimento e produtividade, favorecer a otimização do tempo, ajudar na hora de investir e contribuir com a criação de estratégias. E o que acontece? Sua empresa cresce mais rápido.
Antes de escolher um consultor é importante que o gestor tenha claro o que precisa para encontrar um profissional que esteja alinhado aos seus objetivos. Pensando nisso, preparamos esse artigo com alguns cuidados que sua empresa deve ter ao escolher uma consultoria. Confira!
Busque referências
Dificilmente você irá contratar um serviço importante sem referências, não é mesmo? Pedir indicações é uma forma de tentar garantir uma boa escolha e, no caso de uma consultoria, ela está diretamente relacionada à conquista dos resultados esperados. Procure se informar com pessoas e empresários que você confia e que passaram por desafios semelhantes ao que está enfrentando.
Busque por profissionais capacitados que demonstrem responsabilidade e integridade em suas ações e no relacionamento com os clientes. Vale lembrar que, muitas vezes, o que foi bom para uma empresa não necessariamente será para a sua. Mantenha o foco nas suas demandas sempre.
Foque no Matching Perfeito
Acredito que esse é um ponto focal para te guiar na escolha de uma consultoria. Você precisa ter claro os seus objetivos, saber o que precisa, para então procurar o consultor que mais se adapta às suas necessidades.
Procure avaliar como é a comunicação do profissional — entendendo se a forma dele se comunicar é adequada ao perfil da sua empresa. Pesquise qual é o método de trabalho adotado pela consultoria para detectar as causas, o foco dos objetivos e avaliar os resultados. O matching perfeito é uma combinação de todos esses fatores.
Invista em profissionais qualificados
Antes de escolher o consultor, entenda de que forma os profissionais são selecionados e se serão acompanhados por alguém lá na empresa de consultoria. Da mesma forma, analise se as soluções propostas por eles atendem às necessidades de crescimento do seu negócio, considerando as áreas mais desafiadoras da sua empresa no momento.
É muito importante também ressaltar no contrato a confidencialidade das informações. Pode acontecer da empresa prestar consultoria para um de seus concorrentes, então o melhor é garantir o sigilo para não ter dor de cabeça mais tarde.
Entenda a estrutura que a consultoria oferece
Muitas vezes, a consultoria que você precisa — a ideal para a sua empresa — pode não estar fisicamente na sua cidade. Avalie se é necessário que o consultor esteja presente ou se vale a pena investir em uma consultoria remota. Na verdade, isso pode ser um facilitador de processos, já que a locomoção em grandes cidades tornou-se uma inimiga da produtividade.
Da mesma forma, avalie se você terá a oportunidade de mudar de consultor caso não fique satisfeito e se ele poderá ser substituído rapidamente sem prejuízos para sua empresa. É importante saber se você pode contar com consultores especializados em determinada área que seja foco para o seu negócio.
Entenda como serão feitas as atividades e a avaliação dos resultados do serviço de consultoria. Todas as suas dúvidas devem ser esclarecidas antes de fazer a sua escolha.
Conheça o portfólio de clientes e cases de sucesso
Depois de tomar todos esses cuidados, dê mais um passo para se sentir confiante na escolha. Pesquise o portfólio de clientes da consultoria que você deseja contratar, entenda as áreas de atuação dessas empresas e se ficaram satisfeitas com os resultados.
Essas informações são facilmente encontradas na internet, mas se não encontrar, entre em contato com ex ou atuais clientes da empresa de consultoria. Procure saber também dos cases de sucesso e entenda se o serviço oferecido pelos consultores poderá suprir as demandas do seu negócio.
Faça um diagnóstico empresarial antes de contratar uma consultoria
Uma última dica, mas não menos importante, é fazer o diagnóstico empresarial — ele é essencial para a sobrevivência das empresas. Através desse recurso é possível ter a noção exata do ponto em que sua empresa está e o que precisa melhorar.
Os gestores podem se frustrar com falhas nos processos, com a falta de crescimento, perda de mercado ou lucros baixos. É preciso entender as raízes dos problemas para buscar as melhores soluções e o diagnóstico empresarial ajuda nesse sentido. Além disso, é um material completo sobre o seu negócio que irá potencializar os resultados da consultoria
Depois de ler nossas dicas sobre os cuidados ao escolher um consultor, você deve estar pensando nos benefícios que esse profissional pode trazer para a sua empresa. Pensando nisso, oferecemos para você 60 minutos com nossa CEO Carolina Augusta — on-line ou por telefone — para ajudá-lo a compreender o seu negócio e, se for possível, dar alguma orientação. Não é uma reunião comercial, é uma consultoria mesmo! Clique aqui e agende o seu horário.