Formar líderes de sucesso envolve muitas situações, percepções e habilidades. A maioria das pessoas pensam que basta ter um QI (quociente de inteligência) alto, mas o mais importante é ter o QE (Quociente Emocional) ou inteligência emocional.
Mas você sabe efetivamente o que é a inteligência emocional e como desenvolver essa habilidade? Veja no artigo de hoje!
Inteligência emocional e suas características principais
Quando se fala em inteligência emocional na formação de líderes de sucesso, ela tem 4 características principais muito importantes, vejamos abaixo quais são elas:
Autoconsciência
Significa compreender as suas emoções, mesmo aquelas mais profundas, até as que tenham cunho negativo.
Isso requer saber suas potencialidades e fraquezas, necessidades, e o impacto que essas emoções geram em quem está ao seu redor.
Líderes com autoconsciência em equilíbrio e não são excessivamente críticos nem depositam esperanças irrealistas. Eles gostam de ouvir críticas construtivas.
Autocontrole
O autocontrole é o que nos permite não sermos escravizados por nossos sentimentos, ou seja, uma pessoa com essa habilidade também possui impulsos emocionais como qualquer outra, mas sabe controlá-los e até canalizá-los de forma que se tornem úteis.
Quem detém esta característica sabe controlar suas emoções evitando rompantes ou comportamentos impulsivos.
Empatia
Um líder que tem a habilidade da empatia significa que ele consegue levar em conta os sentimentos dos outros, colocar-se no lugar deles, criticando sem ferir seus sentimentos, sempre buscando fazer críticas construtivas.
Principalmente, ele evita situações que geram humilhação ou constrangimento.
Habilidade social
Esta é a capacidade de se relacionar.
Portando, pessoas hábeis socialmente costumam possuir um amplo círculo de conhecidos, têm um dom natural para desenvolver afinidades e encontrar uma solução que agrade senão a todos, ou seja, a ampla maioria.
Porém, essa característica é comumente confundida a se ter muitos contatos sociais, mas não deve ser analisada sob este viés.
Isso por que, ser dotado de habilidades sociais, significa que a pessoa sabe que sozinho não se realiza nada importante.
O ideal é possuir uma ampla rede de contatos disponíveis quando chega a hora de se pôr em prática os objetivos planejados.
Sou líder, ou pretendo ser. Como posso melhorar minha inteligência emocional?
Abaixo selecionamos dicas fundamentais para quem já é líder ou deseja ser e quer ter sucesso nessa missão. Confira!
Desacelerar para pensar melhor
Sobretudo, saber desacelerar no momento de avaliar com mais calma, e racionalidade uma determinada situação, ajuda a evitar ações precipitadas ou impulsivas.
Se mostrar vulnerável não é nenhuma vergonha
Quando um líder mostra-se vulnerável isso humaniza sua figura, ou seja, faz as pessoas pensarem que ele é “gente como a gente” e mostra que a perfeição não existe, e que nem sempre terá resposta para tudo.
Isso também transmite honestidade e alivia a pressão emocional de não poder errar.
Líderes de sucesso compartilham informações e conhecimentos
A motivação está conectada ao conhecimento que os colaboradores possuem, sobre os projetos em execução e o funcionamento da equipe.
Então, um bom líder mantém seus colaboradores sempre muito bem informados e compartilhando seus conhecimentos e experiências.
Auxiliar seus liderados a crescerem em todos os âmbitos
Basicamento, o líder que é dotado de inteligência emocional busca o crescimento da sua equipe, seja pessoal ou profissional, ou seja para o time alcançar melhores resultados.
Logo, é necessário haver condições para que o colaborador prospere também na parte individual.
Líderes de sucesso, são ótimos ouvintes
No entento, ter a capacidade de ouvir o que as pessoas têm a dizer e como elas veem uma determinada situação, ajuda a buscar soluções mais eficazes.
Em conclusão, como você pode perceber, a inteligência emocional na formação de líderes de sucesso é algo imprescindível.
Da mesma forma que aumenta o aproveitamento da equipe, traz junto com isso, bons resultados para a empresa!