A taxa de conversão tem um propósito, um objetivo para orientá-lo na tomada de decisão. Qual é o objetivo da sua estratégia de marketing? Gerar leads, conquistar mais clientes ou educar o mercado?
O mais importante não é necessariamente o objetivo principal da sua estratégia, mas o quão perto você está de alcançá-lo. E a melhor maneira de medir isso é analisando a taxa.
Este importante indicador não pode ser usado de qualquer maneira. Deixar de medir a taxa de conversão com frequência ou não calculá-la corretamente pode prejudicar seriamente o seu negócio.
Portanto, se você tiver dúvidas sobre conversão, é hora de se livrar delas! Continue lendo para ver tudo o que você precisa saber para dominar essa métrica e usá-la o mais rápido possível em seu negócio.
Qual é a taxa de conversão?
Em Marketing Digital, toda vez que alguém realiza uma ação importante para o propósito de sua marca, ele realiza o que chamamos de conversão.
Portanto, toda ação digital em sua empresa precisa direcionar a persona para a conversão.
Dependendo da sua estratégia, essa ação pode ser o preenchimento de um formulário, a compra de um produto, o acompanhamento nas redes sociais, etc.
A taxa de conversão é uma métrica usada para rastrear quanto de seu público realmente converte e traz resultados para o negócio.
E como isso é feito? Primeiramente, calculando o número de conversões em comparação com o número total de visitantes do canal em questão. Este canal pode ser uma página de destino, uma página de produto de uma loja virtual ou um formulário de inscrição.
Por que você precisa monitorar a taxa de conversão de perto?
O que você diria se descobrisse que pode lucrar o dobro das vendas em seu site sem aumentar nem um centavo em seu orçamento de marketing?
Não é fantasia. Acontece. Mas só com quem monitora a taxa de conversão de forma precisa e regular.
Portanto, não há como negar que rastrear a taxa de conversão é muito importante para qualquer estratégia de Marketing Digital por vários motivos.
Em primeiro lugar, este indicador vai mostrar o retorno do investimento (ROI) das ações de marketing e mostrar se o planejamento deve permanecer o mesmo.
Medindo a taxa de conversão em todos os estágios da jornada de compra e acompanhando o progresso dos visitantes e leads no funil, você pode encontrar gargalos e identificar oportunidades.
Mesmo empresas lucrativas e bem-sucedidas investem em CRO (Otimização da Taxa de Conversão). Por quê?
Sempre há espaço para melhorias, e o CRO é uma das melhores maneiras de aumentar a receita e diminuir os custos sem medidas radicais. Portanto, você só precisa otimizar a estrutura que já existente.
Mas como você vai melhorar o que não conhece? Rastrear a taxa é a primeira etapa para identificar os problemas e ajustá-los, bem como criar maneiras alternativas de melhorar o que já está funcionando bem.
Como calcular a taxa de conversão?
Existe uma fórmula para calcular a taxa de conversão do seu blog. Mas mesmo que você odeie matemática, não precisa se preocupar, porque é simples.
O cálculo é feito em porcentagem e compara o número total de visitantes de uma página com o número de usuários convertidos nela.
Se você tiver uma página de destino com os seguintes números:
- visitantes: 5.000
- pessoas convertidas: 50
- O cálculo da taxa de conversão dessa página seria o total de conversões dividido pelo total de visitantes. Portanto, 50/5000 = 1%.
Embora seja fácil chegar a esses números, você não precisa fazer isso manualmente.
As principais ferramentas de análise de métricas do mercado, como o poderoso Google Analytics, possuem maneiras de rastrear a taxa de forma precisa e rápida.
Assim, você pode verificar o desempenho do negócio como um todo, acompanhando o total de leads gerados, orçamentos solicitados e vendas realizadas.
Mas você também pode ser mais específico e observar canais e estratégias específicas.
Como posso determinar se minha taxa de conversão é boa?
Uma coisa é saber fazer as contas, outra é saber o que significam os números. Você precisa saber se os resultados são boas ou más notícias para o futuro do negócio.
Uma empresa com uma taxa de conversão de 10% pode estar à beira do colapso, enquanto outra empresa com 1% pode se sentir confortável.
Como isso é possível? Porque a taxa varia de um segmento de mercado para outro.
A melhor maneira de determinar se sua taxa é boa, é saber os números em sua área de especialização.
Isso é ainda mais relevante para empresas que buscam investimento estrangeiro, pois os investidores contam com esse tipo de dado como forma de saber se a aposta é segura.
Felizmente, existem excelentes fontes de informação e ferramentas de benchmarking disponíveis. Eles o ajudarão a descobrir os números do seu segmento e estabelecer um padrão para sua análise.
Por fim, lembre-se de que a sua taxa de conversão deve sempre aumentar. O trabalho de monitoramento e otimização não tem fim para o bem do seu negócio.
Como aumentar as conversões para ganhar mais dinheiro?
Estamos falando da importância de acompanhar a taxa de conversão e tudo o que isso envolve, mas o objetivo é encontrar as melhores formas e práticas para otimizar os resultados.
Então, está precisando de uma ajudinha extra. Agende agora mesmo um bate-papo com um de nossos especialistas em Marketing de Performance, através de uma mentoria gratuita!