Muitas pessoas têm dúvidas para diferenciar mentoria de consultoria.
No mercado há inúmeros profissionais que oferecem estes serviços usando a terminologia incorreta.
Isso costuma confundir as pessoas sobre a função específica de cada uma e o deve ser oferecido nestes dois formatos.
Se você também compartilha desta dúvida, nosso artigo de hoje é para você!
Mentoria vs Consultoria - Como diferenciá-las?
Como ambas têm como foco buscar a otimização e a melhoria de resultados organizacionais, logo, elas são facilmente confundidas.
Portanto, a principal diferença entre os dois processos é o objetivo buscado em cada uma delas – e de certa forma elas se complementam.
Em contrapartida, uma mostra o que é preciso passar por melhorias, ao passo que a outra busca soluções para o problema diagnosticado.
Abaixo, falaremos mais especificamente sobre elas para facilitar a sua compreensão.
Especificações e características da Mentoria
Também chamada de tutoria, na mentoria escolhe-se um profissional que seja especialista na área a ser analisada e este compartilha suas experiências com o empreendedor, instruindo-o e guiando-o sobre quais caminhos ele deve escolher para evitar/minimizar erros.
De certa forma, “previne” que o mentorado cometa os erros passados do mentor.
Ela não tem custo e ocorre a longo prazo, quase que vitalício, o que traz grandes vantagens além de economia financeira e de energia nas tomadas de decisões.
O público-alvo da mentoria são empreendedores iniciantes, e
A mentoria é um método muito utilizado para efetivar interações dos mais variados tipos:
-
- pedagógico;
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- profissional;
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- empresarial;
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- específica para negócios;
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- de carreira;
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- pessoal;
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- organizacional;
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- entre outros.
Os mentores acompanham e comunicam seus mentorados de forma sistemática, de forma a planejar e acompanhar efetivamente o seu desenvolvimento e percebendo se suas orientações estão sendo eficientes e também resolver problemas que possam vir a ocorrer.
Especificações e características da Consultoria
Para o processo da consultoria se escolhe um especialista que seja imparcial para fazer uma análise da empresa, estudando-a, identificando possíveis problemas e propondo soluções para eles.
Nesse caso, o consultor identifica problemas preexistentes mas que o empreendedor não está conseguindo solucionar.
Empresas procuram consultoria quando estão em processo de expansão.
Possui valor e período de início e fim da consultoria acordadas em cláusulas contratuais – funciona como uma prestação de serviço.
O papel do consultor é o de um facilitador que auxilia o gestor da empresa a buscar estratégias para levar sua empresa a alcançar seus objetivos.
Nesse sentido, o consultor é um agente de mudança externo que compartilha conhecimentos e expertises para uma pessoa ou empresa.
Podem parecer iguais, mas não são!
Além dos processos de ambas serem distintos, seus resultados esperados e o tipo de acompanhamento também têm diferenças peculiares. Dessa forma, confira essas últimas dicas para não se confundir mais:
- Então, na modalidade de consultoria, o especialista contratado para atuar como consultor compartilha o seu conhecimento, orientando o cliente nos assuntos que ele necessitar de auxílio.
- Por fim, na modalidade de mentoria, o mentor ou tutor (que possui maior experiência) aconselha seu mentorado ajudando-o durante um período sem pré-determinação, até que ele atinja os seus objetivos.
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