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Publicado 27/01/2024

Desenvolver e apoiar as lideranças: diretriz estratégica nas organizações!

O desenvolvimento e o apoio às lideranças são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Líderes eficazes são capazes de motivar, inspirar e guiar seus times para o alcance de resultados admiráveis. Confira!

Desenvolver as Lideranças

Nas organizações em geral, a liderança, quando bem exercida, estimula o espírito de equipe, eleva o astral e a motivação dos colaboradores e fortalece a sensação de unidade. A produtividade de todos na equipe cresce quando há uma liderança ativa, que inspira, motiva e encoraja cada integrante do time, que assim consegue dar o seu melhor para se alcançar os objetivos definidos.

As lideranças têm um grande impacto no universo empresarial. Por essa razão, é essencial que as organizações busquem estratégias que contribuam para o desenvolvimento desses profissionais, além de propiciarem todas as condições para que as lideranças possam se aproximar cada vez mais dos seus liderados e contribuir para a evolução de todo o time.

Temos que ter em mente que o investimento no desenvolvimento de lideranças é um investimento no futuro e na perenidade do negócio. Somente com profissionais capacitados, alinhados, motivados e engajados é possível obter os resultados desejados pela organização.

Uma liderança eficaz e afirmativa ajuda a trazer importantes benefícios para a organização, como:

– Aumento da retenção de talentos.

– Fortalecimento da marca e da reputação.

– Melhora do clima organizacional, com mais motivação e colaboração entre todos.

– Consolidação da cultura interna.

– Aumento da produtividade e da lucratividade.

– Redução dos índices de turnover e absenteísmo.

 

A motivação no trabalho, especificamente, é um aspecto indispensável para o bom desempenho, para a produtividade e para a retenção das pessoas da equipe — e que pode ser melhorada pelas lideranças. Como estas têm uma forte influência na cultura interna, são capazes de incentivar, inspirar e direcionar os liderados e as lideradas. Ao apoiar as lideranças nos aspectos motivacionais, as organizações estão atuando a favor de si mesmas.

Algumas boas práticas que melhoram a motivação da equipe:

  • Analisar o clima organizacional. Uma pesquisa de clima, por exemplo, é um passo importante para entender a percepção dos colaboradores sobre os processos, as práticas e a experiência no dia a dia.
  • Investir no desenvolvimento. As oportunidades de crescimento e desenvolvimento são uma das principais fontes de motivação para os colaboradores.
  • Fornecer feedbacks constantes. Essa é uma das principais ferramentas  para o desenvolvimento dos profissionais da equipe, pois alinha as expectativas e direciona os pontos de melhoria.

Dar autonomia para o time. A autonomia estimula os profissionais liderados a se tornarem protagonistas de suas carreiras e de suas trajetórias.

Como atuar para desenvolver e apoiar as lideranças

Para tanto, é necessário considerar os seguintes aspectos:

Definição de competências e habilidades de liderança

De largada, devem ser definidas quais são as competências e habilidades de liderança que são importantes para a organização. Essas competências e habilidades podem ser divididas em duas categorias: técnicas e comportamentais.

As competências e habilidades técnicas são aquelas referentes ao conhecimento necessário para o exercício da liderança. Por exemplo, um líder de vendas precisa ter conhecimentos e habilidades relacionadas ao mercado, aos produtos e aos clientes.

As competências e habilidades comportamentais são aquelas ligadas à forma como o líder se relaciona com os outros. Nesse sentido, um líder eficaz precisa, entre outros atributos, ser capaz de se comunicar de forma eficaz, motivar e inspirar os outros, além de apoiar na resolução de conflitos.

Identificação de líderes em potencial

Após definidas as competências, a fase seguinte é identificar os líderes em potencial na organização. Esses líderes podem ser detectados por intermédio de avaliações de desempenho, entrevistas e feedbacks de colegas, pares e gestores.

Alinhamento com os objetivos da organização

É importante que o desenvolvimento e o apoio às lideranças estejam alinhados com os objetivos estratégicos. Os líderes devem ser preparados para comandar e conduzir equipes que contribuam para o sucesso do negócio.

Identificação das competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas e elaboração de plano de desenvolvimento 

Definidas quais são as competências e habilidades de liderança mais importantes para a organização, é preciso entender quais delas já fazem parte das lideranças e quais ainda precisam ser incorporadas e/ou desenvolvidas.

Com essa caracterização, temos as informações necessárias para criar um plano de desenvolvimento, buscando estabelecer objetivos e metas de desenvolvimento profissional claras e definir quais soluções de aprendizado e qualificação podem ser colocadas em prática para apoiar os líderes ao longo dessa jornada, como programas de desenvolvimento de lideranças, coaching, mentoring e outras ações específicas de capacitação. 

Implantação e manutenção de programas de desenvolvimento de lideranças

Os programas de desenvolvimento de liderança são essenciais para que os líderes em potencial desenvolvam as competências necessárias para o exercício da liderança eficaz. Esses programas podem incluir treinamentos e outras modalidades de capacitação, bem como ações de coaching e mentoring.

Foco no desenvolvimento das competências comportamentais 

As competências comportamentais são as que mais impactam o desempenho de um líder. Por isso, é importante focar no desenvolvimento dessas competências, especialmente aquelas relacionadas à comunicação, à motivação, à inspiração e à resolução de conflitos.

Construção de uma relação saudável com os liderados

Um ambiente de trabalho colaborativo, respeitoso e harmonioso é, sem dúvida, mais produtivo. Nessa direção, a construção de uma relação saudável entre líder e liderados passa por pontos como respeito mútuo, compartilhamento e diálogos contínuos e empatia. 

A empatia, particularmente, melhora em muito as relações entre todos no trabalho. 

Isso porque essa habilidade exige uma boa comunicação entre os profissionais, promovendo o diálogo e a escuta. Afinal, para se colocar no lugar do outro é preciso descobrir o que ele ou ela está passando ou pensando, a fim de criar relações de confiança e eliminar ou mitigar situações que geram estresse no ambiente corporativo. Essa habilidade do ser humano consegue tornar o meio corporativo mais acolhedor e confortável entre as pessoas, com uma rotina mais satisfatória. Como resultado, os colaboradores se tornam mais satisfeitos e mais felizes no ambiente de trabalho, o que favorece a produção cotidiana, a resolução de problemas e a inovação. 

Ambiente de apoio e feedback

É fundamental, na organização, criar um ambiente de apoio e feedback. Os líderes precisam sentir que são apoiados e que seu trabalho está sendo valorizado. Por isso, um ambiente de apoio e feedback constantes é extremamente construtivo para a performance das lideranças.

Suporte contínuo

O desenvolvimento das lideranças é um processo permanente. Mesmo líderes experientes precisam de suporte contínuo para manter suas habilidades e competências atualizadas e para adquirir novos conhecimentos.

Todas essas ações devem ser direcionadas tanto para profissionais que já ocupam cargos de liderança quanto para colaboradores que estão sendo treinados para exercer esse papel, agora ou no futuro.

A finalidade principal é garantir que se possa contar com lideranças cada vez mais preparadas, atualizadas e prontas para guiar as equipes rumo aos objetivos institucionais e de negócio, visando à perenidade da organização.

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