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Publicado 21/11/2023

7 Sinais de que a sua empresa precisa de um Consultor

Por que contratar uma consultoria? Identifique os sinais de que sua empresa precisa de um consultor.

É muito comum ver gestores e empresários com dificuldade em identificar o momento certo de contratar um consultor. Embora não exista receita — isso depende da realidade de cada negócio — é possível prestar atenção aos sinais que sua empresa dá que indicam a necessidade de uma consultoria.

Em primeiro lugar, é preciso ter claro os objetivos do seu negócio, conhecer a realidade atual da empresa e os impactos e benefícios de uma consultoria considerando as suas necessidades e demandas. A empresa precisa estar preparada para receber esse profissional, entendendo qual o seu papel.

Tire o máximo possível de valor da atuação de consultor e imprima agilidade e foco na resolução dos problemas para a sua empresa crescer mais rápido. Aprenda a identificar os sinais que mostram qual é o momento ideal para contratar uma consultoria.

1. Você compreende a realidade da sua empresa e tem objetivos claros

Esse é o ponto inicial — você tem uma percepção fiel da realidade atual da sua empresa? Se não tem, o primeiro passo é fazer um diagnóstico empresarial para conseguir detectar os pontos de falha e que precisam de melhoria.

Somente com essa visão abrangente do negócio, é possível saber qual é o seu objetivo ao contratar um consultor. Esse profissional ajuda no planejamento de estratégias para chegar aos resultados pretendidos, contribuindo com sua visão e experiência nas tomadas de decisão.

2. A empresa está preparada para receber a ajuda de um consultor

Todas as pessoas da empresa serão impactadas direta ou indiretamente pelos efeitos da consultoria. Por isso mesmo, é fundamental que gestores e colaboradores tenham clareza sobre os benefícios que um consultor trará para o negócio, contribuindo com o aumento da produtividade e soluções de problemas.

A confiança é fundamental para que uma consultoria dê certo. As pessoas confiam quando percebem a necessidade da ajuda de um profissional de fora e reconhecem suas habilidades e conhecimentos para isso. Além disso, é preciso analisar o tempo disponível para a consultoria, assim como os recursos necessários para esse investimento.

3. Existe o reconhecimento dos benefícios da consultoria

Um consultor é um profissional de fora da empresa que chega para contribuir com uma nova visão. Suas ações ajudam na tomada de decisão, favorecem a otimização do tempo e aumentam os índices de crescimento e produtividade.

São muitos os benefícios de um consultor para o seu negócio e, quando gestores e colaboradores têm clareza das melhorias geradas pela sua atuação, é sinal que estão preparados. O consultor ajuda ainda na reestruturação de equipes, a encontrar os melhores investimentos e ainda contribui com a criação de estratégias para alcançar os objetivos traçados.

4. Os gestores sabem qual é papel do consultor

O principal papel do consultor nas empresas é suprir lacunas (gaps) de competências de forma ágil e com um custo benefício melhor do que manter um funcionário fixo com essa função.

O consultor tem um papel mais específico e pode focar nas competências deficitárias — seja de conhecimento, habilidade ou atitude — da sua empresa. Ele ajuda a compreender os objetivos e alinhar os resultados esperados com as expectativas de quem o contrata.

5. Necessidade de imprimir agilidade nos resultados

Se sua empresa quer crescer mais rápido e algo precisa ser feito para dar agilidade aos processos. O consultor tem conhecimentos e habilidades capazes de detectar pontos de falha que podem ser otimizados, aumentando a produtividade e, consequentemente, a lucratividade da empresa.

Ainda que você conte com uma equipe sensacional, isso não é motivo para deixar de  contratar um profissional de fora. O consultor é um profissional experiente que traz um olhar neutro para o seu negócio, exatamente por não fazer parte da empresa. Uma nova visão ajuda a encontrar caminhos e soluções que fazem o negócio crescer mais rápido.

6. Reconhecimento dos impactos de uma consultoria

Mais do que benefícios para o seu negócio, o consultor traz melhorias significativas para a empresa — são os impactos imediatos da consultoria empresarial. Imprime agilidade na resolução de problemas e contribui com o desenvolvimento da cultura de gestão, ajudando na construção de uma visão de longo prazo, fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Além disso, não desperdiça tempo com soluções genéricas, mas sim com as que resolvem problemas específicos relacionados aos desafios que a sua empresa enfrenta — isso é focar no que é importante.

7. A sua empresa valoriza a inovação para se manter competitiva no mercado

Vivemos um momento onde as inovações são constantes —  na era pós-digital, com o avanço da tecnologia, as ferramentas e soluções digitais estão a disposição das empresas para otimizar e automatizar processos. Agilidade é a chave para um crescimento mais rápido.

Ao contratar um consultor, é possível optar por uma consultoria remota, o que otimiza tempo — não tem locomoção —  e potencializa resultados — você pode encontrar o consultor ideal para a sua empresa mesmo que ele more em outra cidade. As empresas que investem em inovações e apostam nos recursos tecnológicos disponíveis têm mais chance de se manterem competitivas no mercado.

Agora que você já conhece os sinais de que sua empresa precisa de um consultor, temos um presente para acabar de vez com suas dúvidas. Que tal 60 minutos de conversa — on-line ou por telefone — com a CEO da Boomit, Carolina Augusta? Ela vai te ajudar a compreender a situação da sua empresa e, se possível, já dar alguma orientação. Não é uma reunião comercial, é uma consultoria! Agende seu horário aqui.

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